Translater

quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

Se me querem doutrinar




Se me querem doutrinar
e acham que devo abraçar uma religião,
fiquem descansados, já a abracei.
Mas apenas com a carne e com os ossos
que a terra ou o fogo hão de comer
é que sou religioso,
e portanto pecador…

Sem vontade de a entender,
vivo no desejo persistente
de sentir essa religiosidade
e não de acerca dela meditar.
Versejo almas sem saber o que elas são
porque a minha não a sei.
Se o soubesse, talvez fosse um santo
e nem sequer escrevesse um poema.

Essa é a minha religião,
peco a vida num deserto engarrafado
a encher o copo com as miragens
das almas de outros corpos,
num corpo a corpo sentido
onde as tento despir,
para as ver, sem jamais o conseguir.


Jaime Portela



47 comentários:

_ Gil António _ disse...

Elogiando tão sábias e sentidas palavras que, orientadas em versos, transformam-se em harmonia poética. Gostei muito.

* Vivências de Amor - Volúpia Incerta *
.
Cumprimentos poéticos

Kasioles disse...

Somos religiosos por lo que de pequeños nos han enseñado, imitamos a nuestros padres en sus costumbres y nada ni nadie podrá inculcarnos otra nueva religión.
Tu poema invita a la reflexión.
Pese a nuestra fe, pecamos y nos levantamos, somos también humanos.
Cariños y buena semana.
kasioles

Cidália Ferreira disse...

Belíssimo poema. Parabéns. Amei!

Beijinhos

Josélia Micael disse...

Pois é meu amigo!
A religião é um sem fim de perguntas sem resposta; porque somos humanos
não temos o poder de ver nada que nos dê certezas sobre a nossa fé... mas o que é certo é que quando a vida é um pouco madrasta connosco, temos a têndencia para recorrer aos designios de Deus, mesmo sem certezas de nada!
A fé ajuda-nos a viver com mais paz.
Obrigado pelos seus comentários, e pelas belas poesias que partilha!
Tenha uma santa semana junto de quem mais ama, seja feliz!
Meu fraterno abraço.
Josélia

HD disse...

Se todas as religiões fossem assim, o mundo seria um local bem melhor para todos vivermos... :-)

Os olhares da Gracinha! disse...

É um tema com muitas e variadas opiniões!
Gostei de ler!
bj

Marina Filgueira disse...

¡Hola Jaime!

Bueno hoy le versas a la religión que me parece exquisita, tu poesía, quiero decir.
Con un pizco de picardía... Pecadores, pecadores todo somos, el que diga lo contrario, que tire la primera piedra.
Y decirte que si consigues depir algún alma... Algo también conseguirás. Pícaro- pícaro.

Es broma, ha sido un placer leerte.
Un beso y mi gratitud.
Se muy -muy feliz.


Teresa Almeida disse...

Os teus poemas são tão absorventes, meu amigo!
Este está fantástico e a tua religião é universal, humana e espiritual. Assim a leio.

Beijinho, Jaime.

Ivone disse...

Lindo poema, nossa alma clama por algo transcendental, mas nosso corpo e mente vivem o aqui e agora com todas as nuances do sentir!
Sem nos culparmos por isso, pois o que importa é sentir a vida, sentir a alma e fazer o nosso bem ser extensivo ao bem de alguém!
Pois não há quem não seja sensível ao espírito!
Amei ler aqui!
Abraços apertados!

Elvira Carvalho disse...

Um poema complexo, amigo.
Abraço

luar perdido disse...

Que religião perfeita, querido Amigo. Uma procura constante, de sentir a força da religiosidade, sem que necessário entende-la.
Um pecador em busca de ver almas nas notas de um poema.
Lindíssimo, Jaime, parabéns, sempre.

Beijo de luar

Andreia Morais disse...

Fantástico! Adorei, uma vez mais

r: Muito obrigada :)

Resto de boa semana*

Célia disse...

Doutrina? Rótulo? Invencionices humanas de pecadores.
Pertencer a isso? Jamais!
Religiosidade é bem mais que isso tudo.
É a vivência de corpos e de almas que no mínimo, se respeitam no espelho diário da vida.
Abraço.

Pedro Coimbra disse...

Este a ouvir a minha conversa com o meu amigo Abdul?
Que, filho de pastor muçulmano, me queria doutrinar?
Não o mandei à m####@ porque sou educado.
Mas mandei-o dar uma volta ao sol.
Aquele abraço, bfds

SOLIDARIEDADE disse...

"a encher o copo com as miragens
das almas de outros corpos,
num corpo a corpo sentido"

Neste copo está (suponho), a melhor bebida para definir sua infinda busca. Religiosidade ou fé são e devem ser, sempre, "poligâmicas".
Abraços e bom fim de semana.

Larissa Santos disse...

Poema deslumbrante! :))

Hoje:- Perdidos num brinde silencioso.
.
Bjos
Votos de um feliz fim de semana

Beijaflor disse...


Com religiões não querendo nada
Respeitando muito quem as tem
Mas olhando as bermas da estrada
Vê-se que nem todos os tratam bem.

Bom fim-de-semana

Abraço

Marta Vinhais disse...

A nossa religião é viver....respeitar a alma... o corpo...
É acreditar em nós e nos outros...
Interessante...
Obrigada pela visita.
Beijos e abraços
Marta

Olinda Melo disse...


A eterna procura que nos anima. E não nos cansamos,
sempre com o objectivo à vista que, entretanto,
se vai afastando. E assim caminhamos pela vida,
tanto podemos encontrar o Santo Graal como não.
O importante é não nos contentarmos com pouco,
como se vê neste belo poema.

Um abraço, Amigo Jaime.

Olinda

Olinda

Olinda Melo disse...


No comentário seguiu uma "Olinda" a mais. :)))
Releve...

Marli Terezinha Andrucho Boldori disse...

Boa tarde, amigo Jaime,
tema difícil, pois religião nos leva para diversas leituras.
Há diferenças grandiosas entre religião e espiritualidade.
Estamos em um mundo onde o pecado existe e nem sempre podemos fugir dele, mas
com certeza, o criador do Universo nos auxilia. Abraço!

Tais Luso de Carvalho disse...

Jaime, muito bonito seu poema, muito verdadeiro, mas apesar de eu adorar Arte Sacra, adorar Igrejas - como arte, não sigo religião nenhuma, mas tenho carinho pela católica, como história.
Estudei em colégio de freiras e meus pais eram muito religiosos. Porém, respeito toda a religiosidade que se encontra nos humanos.
Beijo, amigo!

Minhas Pinturas disse...

Poema Ótimo abordando uma questão difícil de discutir. Para mim é assim que funciona e não aceito imposições neste assunto, tenho fé, acredito e aposto no que acredito, que existe uma Força Maior que dirige minha vida totalmente, mas não tenho religião.
Beijinhos, Léah

Teresa Isabel Silva disse...

Tens tanta razão!

Bjxxx
Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

Graça Pires disse...

A poesia já é uma forma de religiosidade, Jaime. E faz bem a tanta gente...
Um bom fim de semana.
Um beijo.

Suzete Brainer disse...

Acredito que o sentir transcendental numa bela
humanidade que tenta não fazer descriminação e
procura com a ética, uma comunhão como uma
única raça humanidade é muito maior que
qualquer religião dogmática, mas tudo é relativo,
tem pessoas religiosas que são a essência da
bondade e tem também pessoas agnósticas (ateus)
que são exemplos de generosidade e solidariedade...
Agora, a Poesia é uma arte encantadora e teu
espaço de arte poética é sempre encantador com
tuas publicações, amigo Jaime.
Um feliz feriado de carnaval!
Beijo.

SOL da Esteva disse...

És um Santo e outro tanto
Na tua religião.
Abençoas o encanto
De ter Amor sempre á mão.


Abraço
SOL

Enquanto a chuva cai... disse...


"Sou religioso, portanto pecador"

E quando a pessoa é muito religiosa, é porque deve ter também muitos pecados. rs

Seu poema é imenso, Jaime. Gostei muito.

Beijinhos.

Henrique Antunes Ferreira disse...

Meu caro Jaimamigo

Tu és religioso, eu não sou, mas admiro-te a tua coerência, pois falas das almas, dos santos e dos pecados, …pois pecas a vida num deserto engarrafado a encher o copo com as miragens... (o responsável pela transcrição és tu) o que para mim são tretas.

Mesmo assim, já te tenho dito que tu és a Poesia. Não pares, Jaime, não paires. A não ser assim quem te obriga a para sou eu…

Um abração do teu amigo e admirador
Henrique, o Leãozão
Na NOOSSA TRAVESSA publiquei um artigo há poucas hora com o título Leite e Sexo. Significativo, não é? Por que não vais lá e lê-o?

Diná Fernandes de Oliveira Souza Souza2 disse...

Bom dia Jaime, contundentes questionamentos, na condição de pecador que somos, o bom mesmo é transformar em poesia nossas dúvidas e pecados.
Versos fortes com a marca das suas digitais.
Tenha um bom dia!
Abraços e serpentinas!

Daniel Costa disse...

Jaime Portela
A reliogisidade pode-se pode manifestar-se de inúmeras maneiras, sempre fazendo os semelhantes felizes.
Abraço

Os olhares da Gracinha! disse...

Para lhe dar a saber:

Florbela Espanca … em belo poema ao SOL POENTE:
https://mgpl1957.blogspot.pt/2018/02/sol-poente-de-florbela-espanca.html

Artes com o coração … criatividade e bom gosto está de parabéns:
https://asarteiricesdagracinha.blogspot.pt/2018/02/artes-de-coracao.html

Vejam como bacalhau e ervilhas combinam na perfeição:
https://ospetiscosdagracinha.blogspot.pt/2018/02/bacalhau-com-ervilhas.html

E os meus passeios de fim-de-semana … tem sido por Coimbra:
https://crocheteandomomentos.blogspot.pt/2018/02/passeio-de-um-domingo.html

Para si que seja uma semana bem divertida!!!

© Piedade Araújo Sol (Pity) disse...

JP

religião é para mim um tema controverso.

mas, o seu poema é deveras pertinente e reflexivo.

bom domingo

beijo

:)

Mariazita disse...

Tarefa árdua, e a meu ver inglória, essa de querer ver, despidas, as almas dos outros corpos.
A religião não tem resposta para tudo...
Mas deu origem a um excelente poema.

RE: Gostei imenso de te ver, de novo, na minha "CASA". Aparece mais vezes, serás recebido, sempre, de braços abertos.
Dais felizes te desejo, amigo Jaime.

Bom resto de Domingo
Beijinhos
MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

Ana Freire disse...

A religião é sempre um tema inesgotável e apaixonante...
Um poema belíssimo, Jaime! Aqui o talento poético... nunca se encontra em abstinência...
Beijinho! Feliz domingo, e uma óptima semana!
Ana

tulipa disse...


OLÁ JAIME

EU COMEÇARIA ASSIM:
SE me querem ver feliz...apareçam!

tenho esperado a sua visita

Obrigada pela partilha de tão belos poemas!

Nos meus blogues tb estou quase parada
faço um post quase de mês a mês
tenho uns problemas de coluna que não me deixam estar sentada muito tempo
Bem que queria andar mais activa
mas sou obrigada a andar e deitar,
sentada o mínimo dos mínimos

Por isso, vou fazendo artigos
conforme vou tendo menos dores...
tenho um artigo novo neste aqui:

http://momentos-perfeitos.blogspot.pt/

Nesse escolho aqueles MOMENTOS meus que acho mesmo PERFEITOS

Quando quiser vá passando por cá
Boa semana para si,
Tulipa

Betonicou disse...

Oi caro Jaime. Texto bem rico e reflexivo. Esse é o despertar, acima de qualquer que seja a doutrina. Como sempre, um belo poema esta acontecendo por aqui. Abraço e feliz semana.

teresa dias disse...

“Se me querem doutrinar”… eu não deixo!
A minha religião é: viver sem arrependimentos; viver e deixar viver.
Tema delicado, bem tratado pelo poeta. Gostei!
Abraço, Jaime, e boa semana.

SILO LÍRICO - Poemas, Contos, Crônicas e outros textos literários. disse...

Cada um, um íntimo foro
Afora à religião
Que se pode ter ou não
Como um perfume inodoro

Que ao penetrar num poro
Desencadeia sua ação
Pela simples reação
Do tecido. Eu não adoro

Nenhum conhecido Deus
Mas tenho os princípios meus
Com a Católica Igreja

Sou até de uma Irmandade
Destinada à caridade
Daquilo que nos sobeja.

Muito bom o teu poema Jaime! Parabéns! É... na hora que o para-quedas não abre, qualquer São Francisco vale - de Paula, de Assis, de Xavier e até o Rio São Francisco, para quem sabe nadar... Grande abraço. Laerte.

Manuel Veiga disse...

belo e profundo poema, caro Jaime

forte abraço

Mirtes Stolze. disse...

Boa noite Jaime
Um poema bem verdadeiro. Na minha humilde opinião religião não salva e nem muda a vida de ninguém. Mas o amor sim. Quando agimos com amor e por amor, o criador sempre está presente. Um grande abraço.

Emília Pinto disse...

Não venho para te doutrinar e não gosto de ser doutrinada, apesar de ter sido doutrinada, como deves imaginar. A minha doutrina é seguir a vida sem prejudicar os outros, tentando ajudar sempre que posso e fazendo de tudo para que, a cada dia, seja uma pessoa melhor. Venho para te dizer que já estou de volta depois da longa e forçada ausência ; estive no Brasil, porque o meu pai se transformou nessa tal alma que , segundo nos ensinaram, sobe aos céus deixando o corpo desfazer-se na terra. Não sei se assim é ou não, mas sei que a partida definitiva é muito, muito dolorosa. Um beijinho, amigo!
Emilia

M. disse...

Gostei muito deste poema, muito humano!
Beijinhos

Jaime Portela disse...

*******************************************************************************
Caros amigos, obrigado pelos vossos comentários. Voltem sempre.
Entretanto, acabei de publicar um novo poema. Espero que gostem.
Continuação de boa semana.
Saudações poéticas.
*******************************************************************************

Carmen Lúcia.Prazer de Escrever disse...

A doutrina depende de cada um e acho que temos o livre arbítrio da escolha.
Muito Lindo Jaime.
Bjs-Carmen Lúcia.

Alfredo Rangel disse...

Ah! O mistério das almas tão bem explorados pelo amigo. Texto com qualidade. Poesia muito significativa. Parabéns.

Luísa Fernandes disse...

https://poemasdaminhalma.blogspot.pt
Boa noite Jaime, obrigada pela sua visita.
Excelente poema, que nos faz meditar sobre o que somos e a surdez em que muitas vezes vivemos.
Amei esse lindo poema!...Obrigada Jaime e volte sempre.
Continuação de ótima semana
Um abraço
Luisa Fernandes