Translater

quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

Se amas a Deus, não o compreendes




Em maior ou menor grau,
o que vemos a cada instante é sempre novo.
Temos o olhar que um recém-nascido teria
se tivesse a percepção
de que tinha vindo à luz de facto.

Acreditamos nas coisas porque as vemos
ou porque alguém nos disse que existem.
Elas revelam-se, mas não as compreendemos,
porque as coisas não se pensam
(que eu saiba,
ninguém compreende uma flor ou a lua…).

Ainda que nem todos os que não pensam
possam amar,
se amas é porque não pensas.
Porque se pensasses
não ficavas a saber o que amas nem o motivo.

Se amas a Deus, não o compreendes.
E nem pensas nele, tal como se não o amasses,
porque se o fizesses estarias a desrespeitá-Lo,
já que Ele preferiu que o não víssemos.
Ou,
porque o olhamos como recém-nascidos,
não o vemos.

Jaime Portela



61 comentários:

Carmen Lúcia.Prazer de Escrever disse...

Acho que todas as religiões nos levam a Deus!
E se acreditamos que ELE existe,já o conhecemos só por senti-lo próximo a nós.
Lindo Jaime.
Bjs-Carmen Lúcia.

SOLIDARIEDADE disse...

Interessante filosofar sobre existência e fé. Chamaria de uma bela trova.
Abraços.

_ Gil António _ disse...

POEMA SIMPLESMENTE FABULOSO. ENCANTADOR
.
* A Mulher ... e o olhar matreiro da Serpente *
.
Deixando abraço e beijo

HD disse...

Se acreditamos profundamente, não precisamos de o explicar... *_*
Um abraço

Kasioles disse...

Hay cariños o amores que no tienen explicación.
Surgen sin pensar, en ellos no interviene la razón, es un sentimiento que nace del corazón.
En cuanto a Dios, la fe nos une a él.
Cariños y buen fin de semana.
kasioles

Andreia Morais disse...

Uma perspetiva bastante interessante!
Fantástico poema, como sempre :)

r: É um livro que se lê bastante bem
Obrigada e igualmente*

Ivone disse...

Bom poema para reflexão!
Abraços amigo Jaime Portela.

Cidália Ferreira disse...

Um poema Divino!

Beijo
Boa noite

francisco júnior disse...

Divulgue aqui seu blog https://www.waaap.net

Josélia Micael disse...

Lindo seu poema, e muito verdadeiro!
Tudo o que diz faz sentido gostei.
Beijo fraterno!...
Tenha uma boa noite amigo Jaime.

" R y k @ r d o " disse...

Bom dia. Se calhar é tudo uma questão de acreditar naquilo que vemos, sentimos, ou queremos ver e sentir.
.
Poema: -- Silêncios de mar em desamor tardio --
.
Abraço de amizade

Larissa Santos disse...

Um poema para ler e reflectir. Adorei!

Hoje:- A Dança no Paraíso
.
Bjos
Fim de semana feliz.

Célia disse...

Bom ficarmos com o olhar do recém-nascido para não sermos "São Tomé: - ver pra crer"...
Abraço.

Rui Pires - Olhar d'Ouro disse...

De ilações variadas!
Abraço

Olhar d'Ouro - bLoG
Olhar d'Ouro - fAcEbOOk

Beijaflor disse...

Temática muito interessante
Deixando isso aos estudiosos
Que apesar de ser desafiante
Os frutos não são auspiciosos.

Bom fim-de-semana

Abraço

Marina Filgueira disse...

Bueno, a veces pensamos en algo, o en alguien y por arte de magia aparece delante de ti... Y decimos aquello: casualidades de la vida! Y es que atraemos lo que pensamos, la mayor parte de las veces.
Aunque no veamos la luna porque la cubren las nubes, sabemos que está ahí. Lo que no sabemos a ciencia cierta, es si Dios está o donde está, puesto que no evita las masacres de inocentes seres humanos que nos están estrujando el corazón, entre guerras y asesinos.

Perdona mi melancolía, pero no puedo evitarlo con lo que diario leo y veo en las noticias.

Te dejo un beso y mi gratitud

Manuel Veiga disse...

compreendo bem teu belo poema, caro Jaime

também eu sou um pouco obcecado pelo "mistério" das coisa
e pela sua "caligrafia muda"

caloroso abraço

Marta Vinhais disse...

Assim se resume a vida feita do que acreditamos, vemos e sentimos...
Ou não se pensa.... para não ficarmos desiludidos....
Lindo...
Obrigada pela visita...
Beijos e abraços
Marta

saudade disse...

Nem só nas coisas que vemos acreditamos, mas há tanta coisa inexplicável e incompreensível.
Belo o teu poema amigo Jaime.
Beijo de....
Saudade

SILO LÍRICO - Poemas, Contos, Crônicas e outros textos literários. disse...

Magnífico, poema!
Jaime, a fé é uma graça!
Feliz de quem ultrapassa
À razão, nesse tal tema.

Tudo na vida é dilema!
Tudo que é matéria - massa
Como chega também passa
Mas a fé tem vida extrema.

A crença não está na mente
Está a alma da gente,
Se é que exista alma.

Mas eu cá tenho comigo
Que não mereça castigo
Quem analisa com calma.

Parabéns, Irmão! Creio que o Deus de Spinoza e Eistein ou o meu Deus, o teu, o nosso, não pune quem duvide Dele. Kayam disse: "Em vão eu ergo os olhos e não encontro o céu nem o inferno. Meus lábios nunca murmuraram uma oração. Nunca procurei dissimular os meus pecados. Ignoro se existe realmente uma justiça ou uma misericórdia. Mas se existirem, eu não desespero delas porque fui sempre um homem sincero". Lindo o teu poema em poesia, ritmo e principalmente conteúdo - um conteúdo imaterial ou anímico que foge à Filosofia (Cadeira - Disciplina) por ser filosófico. E como eu acho que não existe filosofia única e sim filosofias, por ser uma relação da psiquê do indivíduo com o exterior, filosoficamente a ti e coincidentemente a mim, fechou - como queríamos demonstrar tal teorema! Jaime abraço e parabéns! Laerte.

Elvira Carvalho disse...

Gostei de ler Jaime.
Eu não sou como o S. Tomé. Não preciso ver para crer.
Abraço

rosa-branca disse...

Não sei se estaria disposta a ver para crer, mas eu só queria entender...algumas respostas já me chegavam...
Embora eu goste mais dos teus poemas de amor, este, é um daqueles poemas que nos deixa a reflectir...
Jaime, boa semana e beijos com carinho

Arnaldo Leles disse...

O pensamento quer medir até o imensurável. Não dá.

Abraço companheiro e bom fim de semana!

Anete disse...

Interessante poema, bem reflexivo. Só sei que amo muito a Deus e Ele me preenche!...
Um abraço

Graça Pires disse...

Nada é fácil de compreender. Muito menos Deus que se não deixa ver. Mas há muita gente que o sente e isso importa muito.
Um bom fim de semana.
Um beijo.

teresa dias disse...

Amigo Jaime, que bem poetizou este sério tema.
Vou ler e reler. Tenho tempo!
Entretanto, deixo palavras de José Tolentino Mendonça que li, sublinhei e guardei: “Acreditar em Deus é também imaginar Deus.”
Abraço e bom fim-de-semana.

Mariazita disse...

Uma bela dissertação que se resume, no fundo, ao acto de Fé.
Acreditar sem provas palpáveis, físicas, é uma acto de fé e amor.
Quem ama, acredita, seja em Deus, seja em pessoas, seja no que for.
E o que os olhos vêem... nem sempre é real!


Obrigada pela presença na Festa de Aniversário da minha “CASA”, meu caro Jaime.

Bom Fim-de-semana
Beijinhos
MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

Teresa Isabel Silva disse...

Gostei da perspectiva!

Bjxxx
Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

Os olhares da Gracinha! disse...

Eu faço parte dos que O AMAM a meu jeito com as minhas fraquezas ... os meus agradecimentos ... as minhas promessas e as minhas angústias e também as do que me rodeiam!!!
Gostei da sua reflexão poética!bj

© Piedade Araújo Sol (Pity) disse...

JP

um poema intrigante e no entanto, eu tiro a ilação que talvez seja a fé que nos move

e por vezes é preciso crer mesmo que não se veja...

um poema brilhante!

bom final de semana

beijinhos

:)

SOL da Esteva disse...

Amar é... acreditar. Não precisa de ver (mesmo).
Tema e Poema muito oportunos.


Abraço
SOL

Minhas Pinturas disse...

Caro Amigo e poeta Jaime, este é um POEMA com letras maiúsculas, que me levou a pensar.
Penso que as vezes é melhor não ver basta crer, e as vezes é melhor ver e não crer.
Porém em nenhum desses casos se enquadra Deus, pois eu o vejo quando olho o mar, as flores, o turbulento céu em dias de temporal,o sorriso de uma criança, o olhar de um animal, a lua, o sol... São tantas as imagens de Deus, isso é assim para mim que tenho uma fé incomensurável Nele. Porém a maior imagem de Deus está dentro de nós, é sentimento, não é concreta, e está sempre presente quando somos felizes, ou não, quando temos raiva, quando fazemos amor, tudo isto e muito mais...
Beijinhos, fique bem
Léah

Minhas Pinturas disse...

Caro Amigo e poeta Jaime, este é um POEMA com letras maiúsculas, que me levou a pensar.
Penso que as vezes é melhor não ver basta crer, e as vezes é melhor ver e não crer.
Porém em nenhum desses casos se enquadra Deus, pois eu o vejo quando olho o mar, as flores, o turbulento céu em dias de temporal,o sorriso de uma criança, o olhar de um animal, a lua, o sol... São tantas as imagens de Deus, isso é assim para mim que tenho uma fé incomensurável Nele. Porém a maior imagem de Deus está dentro de nós, é sentimento, não é concreta, e está sempre presente quando somos felizes, ou não, quando temos raiva, quando fazemos amor, tudo isto e muito mais...
Beijinhos, fique bem
Léah

Vanessa disse...

Querido Jaime, que belo poema! E um tema tão importante que sempre devemos debatê-lo.
Tenha um ótimo fim de semana.

Ana Tapadas disse...

A eterna novidade do mundo...aqui tão bem espelhada!
Beijinho e bom Domingo, meu amigo.

Lucinalva disse...

Olá Jaime, Deus é Maravilhoso, Ele se revela a nós através da Bíblia, que é uma carta de amor. Abraços.

cantinhovirtualdarita disse...

Vim te fazer uma visita, deixar meu elogio
a agradecer sua amizade, uma frase pra vc

A felicidade aparece para aqueles que reconhecem a importância das pessoas que passam em nossa vida.

Clarice Lispector

Bjuss
Rita!!

Betonicou disse...

Um texto reflexivo e de esmera filosofia.Gosto quando a alma nos faz brincar e pensar serio ao mesmo tempo. Meu caro poeta, seu brincar com as palavras de modo tão inteligente pede aplausos. Feliz semana. Obrigado por sempre estar presente. Abraço.

Artes e escritas disse...

Essa percepção divina é algo que intriga, e tal motivo me motiva ler a Bíblia. Muito interessante é esse seu poema. Um abraço, Yayá.

Enquanto a chuva cai... disse...



Poema reflexivo e que gostei muito de ler, Jaime.

Boa semana.

Beijos.

Teresa Almeida disse...

Interessante poema reflexivo, amigo Jaime.
Sou de interrogações e procuro seguir este caminho: "vive em paz com deus seja qual for a ideia que dele tiveres"

Beijinho.

Suzete Brainer disse...

Mais um excelente poema neste
discurso e reflexão filosófica. ..
Existe na escala do sentir e do
olhar da percepção muitas
possibilidades e mistérios. ..
Agora aqui, na tua arte poética
existem beleza e excelência
sempre, amigo Jaime.
Beijo.

Ana Freire disse...

Um poema extraordinário, que nos faz pensar numa outra perspectiva... desde o trivial... ao divino!
Adorei! Para ler e reler! Brilhante trabalho, Jaime!
Beijinho! Feliz semana!
Ana

Unknown disse...

O que vemos a cada instante é sempre novo,aqui está uma grande verdade,as coisas que vemos são sempre novas,a gente é que as faz,por muitas vezes,iguais umas às outras!! Gostei de ler o teu poema,quanto a alguém compreender uma flor ou a lua,acho que há pessoas que conseguem compreender,outras nem tanto!! Excelente resto de mês de Fevereiro para ti!!

JANE GATTI disse...

Boa noite, Jaime. Estive a ler seus poemas, já que andei um tanto atrasada nas leituras e nas visitas aos blogues amigos. E me interessou muito essa vereda em que você se colocou nas três últimas postagens, buscando a si mesmo, ao outro, a Deus. Essa busca, essa necessidade do ser humano de entender-se, de entender o mundo, de revelar-se, de compreender o Criador, enquanto se vê como criatura, nos faz mais frágeis e ao mesmo tempo sensíveis e abertos à arte, à expressão, à beleza e à poesia. Tudo isso vi em seus poemas, Jaime. Emocionou-me essa trajetória de "busca do Ser e de Ser". Continue, para nosso prazer. Abraços, boa semana.

Rute Beserra disse...

Jaime pARABÉNS , pelo lindo texto. Estou a te seguir. Fiques a vontade para conhecer, meu blog de literatura infantil. Beijos boa semana.

Tais Luso de Carvalho disse...

Fé é nada mais que acreditarmos no que não vemos! Assim, crer em Deus é uma questão de fé, sem ela... impossível. Acredito que fé, é ter um coringa na mão, um dia vamos lançar mão dele...
Poema belo para reflexão, gosto muito.
Beijo, meu amigo Jaime, uma ótima semana.

Unknown disse...

Muito obrigada pelo teu comentário no meu blogue e pelas tuas palavras simpáticas,em relação ao seguir o blogue,esqueci-me de tratar desse pormenor,eu,normalmente,não sigo os blogues,senão,tinha muitos blogues a seguir e perderia-me com tantas publicações,sou totalmente sincera,mas vou tratar desse pormenor no meu blogue!!

luar perdido disse...

Tudo o que tem o Amor como motor, não se explica, vive-se, sente-se, absorve-se e, acima de tudo, dá-se, doa-se e não se tentar perceber. Isso retira-lhe a beleza e a força.

Linda a tua reflexão, meu amigo. Belas e intensas palavras.
Boa semana, querido amigo, Jaime.

Beijo de luar

Diana Fonseca disse...

Talvez as coisas que não vemos são as que amamos mais.

Maria Rodrigues disse...

Ter Fé é acreditar de alma e coração, não é preciso ver para amar.
Lindo poema.
Beijinhos
Maria de
Divagar Sobre Tudo um Pouco

Ailime disse...

Muito, muito belo, Jaime!
Os meus Parabéns por esta pérola poética.
Beijinhos,
Ailime

Arte & Emoções disse...

Diante de tanta beleza existente na NATUREZA, é muito difícil não acreditar na existência DELE. Belo poema amigo Jaime.

Abraços,

Furtado

Zilani Célia disse...

OI JAIME!
ENTÃO AINDA TEMOS JEITO, SE CRESCERMOS, TALVEZ VEJAMOS AO PAI E ENTÃO POSSAMOS DIZER QUE O AMAMOS.
UMA REFLEXÃO PERFEITA.
ABRÇS
http://zilanicelia.blogspot.com.br/

Luísa Fernandes disse...

https://poemasdaminhalma.blogspot.pt/?
Olá Jaime Portela, belíssimo poema, quando amamos sempre acreditamos. A fé quando se ama e crê, é mesmo um tesouro. Gostei, obrigada.
Uma ótima tarde.
Luisa fernandes

Jaime Portela disse...

*******************************************************************************
Caros amigos, obrigado pelos vossos comentários. Voltem sempre.
Entretanto, acabei de publicar um novo poema. Espero que gostem.
Continuação de boa semana.
Saudações poéticas.
*******************************************************************************

Regilene Rodrigues Neves disse...

Linda reflexão, profunda e verdadeira... Tocou-me o coração.

Odete Ferreira disse...

Muito interessante este poema no seu conteúdo e construção formal!
Parabéns, amigo. Bjinho

Majo Dutra disse...

Belíssimo... belíssimo, Jaime!
Tens de pensar em editar um livro.
O meu abraço.
~~~~~~~~

regina ragazzi disse...

Belo e reflexivo. Abraço!!

Gracimar Martins disse...

Olá Jaime, um poema maravilhoso, que nos leva a uma reflexão sobre as maravilhas existentes na vida, não há palavras para descrever tão grande beleza que é a natureza, só podemos crer que é Divino.
Abraço.